sexta-feira, 9 de maio de 2008

AQUECIMENTO CENTRAL


Em Portugal, no Inverno, geralmente há mais frio dentro das casas do que nos países do Norte da Europa, onde o aquecimento é uma necessidade básica.

O aquecimento Central, a gás ou a gasóleo, é a conjugação de máximo conforto com a máxima economia, sendo a solução mais racional do ponto de vista energético e a preferida pelos consumidores exigentes e esclarecidos.O sistema de aquecimento central permite o aquecimento da sua casa e, ao mesmo tempo, fornece água quente sanitária para o seu duche e torneiras e, ainda, para as suas máquinas de lavar roupa ou loiça se estas forem equipamento pré-térmico, com economias substanciais em relação à electricidade, tanto em energia como na taxa de potência eléctrica.

O Aquecimento Central é, basicamente, um sistema constituído por uma caldeira a gás ou gasóleo, para aquecimento da água que circula em circuito fechado por convectores, ou radiadores, distribuídos pelas diversas divisões da casa através de canalização.

Como é constituído

Caldeira de água quente: a caldeira é um equipamento, tecnicamente com algumas semelhanças a um esquentador, onde é efectuado o aquecimento da água através da queima de gás ou gasóleo.
Acumulador (caso necessário): é um depósito de água quente para fins sanitários, cuja capacidade varia entre os 75 e os 500 litros. A água é aquecida até uma temperatura de cerca de 60ºC, permitindo várias utilizações simultâneas de água quente sem diminuição do caudal ou da temperatura da mesma.
Tubagem da rede de água: a rede de água quente para aquecimento central é, normalmente, constituída em tubos de cobre ou multipex. Assim, tratando-se de uma instalação de raiz numa habitação nova, a rede é normalmente em cobre. No caso de uma habitação já existente, a solução mais simples consiste na instalação de tubagem em multipex colocada à vista ou dissimulada por uma calha.

Convectores, ou radiadores: são os elementos que efectuam a troca de calor entre a água quente e o ar ambiente. São colocados nas paredes, de preferência debaixo das janelas, e podem utilizar-se torneiras termostática que permitem seleccionar a temperatura ambiente no local da instalação.

Sem comentários: